Calçada ou lixeira?


CALÇADA OU LIXEIRA?
Créditos da imagem Vitória Emily 3ªA
Por Vitória Emily
19/11/2021 postagem às 9:50

   A Escola Estadual Maria Eunice Borges De Miranda Reis, infelizmente, está com um grande acúmulo de lixo na sua calçada descartado irregularmente, o que acaba se tornando um grande problema para a escola e para a sociedade que ali reside, pois o lixo é uma grande ameaça à saúde pública. Torna-se criadouro de insetos, ratos, escorpiões e, nos últimos anos, é um dos responsáveis pelo aumento dos casos de dengue na comunidade.
   Outro problema é que o tempo de decomposição de alguns materiais como o plástico, por exemplo, é extremamente longo, afetando de diversas formas o meio ambiente. Não podemos nos esquecer ainda que muitos dos produtos que compõe o lixo podem ser RECICLADOS e tornarem úteis para o sustento de muitas famílias.
   Por conta desses motivos, a escola está se reunindo e criando projetos de intervenção que melhorem o ambiente escolar. O projeto mais importante que é a retirada do lixo da calçada, já está sendo desenvolvido, porém ainda falta muito para concluirmos essa etapa.
 Veja abaixo depoimentos de professores sobre suas intervenções e projetos, que estão sendo desenvolvidos junto aos alunos. 
      
Professora Renata 
    "Sou a Renata Santos, professora de educação básica do Estado de São Paulo, atualmente leciono na escola Maria Eunice, na qual é desenvolvido o programa de ensino integral. Esse semestre estou desenvolvendo com as turmas do ensino médio, uma eletiva de sustentabilidade. Nessa eletiva faremos a utilização de pneus e materiais reciclados para a construção de lixeiras para serem utilizadas no ambiente escolar. Realizaremos uma intervenção no ambiente interno e externo da escola, com o objetivo de desenvolver e conscientizar a comunidade em relação ao lixo jogado no entorno da escola. Faremos a limpeza e o embelezamento com o plantio de árvores e mudas de flores.
    A reciclagem é um projeto de reaproveitamento do lixo descartado, dando origem a um novo produto ou uma matéria prima, com o objetivo de diminuir a produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto ambiental, e a sustentabilidade se faz necessária nesse momento para preservar. Quando utilizamos os recursos naturais de maneira sustentável, por exemplo, eles conseguem manter por vários anos, não se esgotando facilmente. Falar de sustentabilidade nas escolas se faz necessário, pois sustentabilizar significa suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras. É uma nova forma de pensar, buscando meios que propiciam o desenvolvimento econômico sem agredir o meio ambiente. Faça a diferença, seja a evolução que você deseja para a sociedade." 

Professora Sebastiana
  "Olá, eu sou a professora Sebastiana de Fátima Gomes, mais conhecida como professora Tiana, leciono desde de 1983, quando me formei no magistério. Sou licenciada em Geografia em 1990 e em pedagogia em 1997. Sou MBA em gestão ambiental e mestre em educação, estou na escola Maria Eunice desde 2020. 
    Um dos projetos que estou desenvolvendo refere-se ao projeto escola limpa, agindo há 2030, que é uma das sete propostas de ação Grêmio estudantil, aprovada desde a primeira reunião ordinária, realizada no dia 11/05/2021. Este projeto será desenvolvido durante toda a gestão da equipe de coordenação gremista " Os Incríveis em Ação". Este ano eu percebi a dificuldade de organizar um grêmio na escola e resolvi então exercer meu protagonismo sênior, para poder estimular o protagonismo juvenil, e colocarmos nos nossos projetos de trabalhos nessa pauta também. 
    O objetivo deste projeto é inserir as ações do Grêmio estudantil na agenda 2030. O impacto esperado para essa ação é que dê uma sala com menos lixo, o interior e entorno da escola mais belo, com plantio de flores e árvores.
    O segundo projeto refere-se as aulas de protagonismo juvenil pelos alunos do 9°ano, que consiste em realizar um projeto de intervenção ambiental na comunidade, a partir do estudo da ODS 17, o objetivo é apresentar uma proposta que pressupõe uma relação entre pesquisa e ação, visando a resolução de um problema real observado no meio, com o foco na transformação da realidade. O impacto esperado é um ambiente mais limpo na sala de aula, pátio e entorno escolar, a primeira ação dos alunos foi a limpeza das suas salas de aula, durante as aulas de protagonismo juvenil e depois ampliado para a escola com os demais alunos na reposição do dia 06 de setembro." 

Professora Ana Camila 
    "Olá, sou Ana Camila professora de educação básica do Estado de São Paulo, atualmente leciono na escola Maria Eunice Borges De Miranda Reis a disciplina de ciências. Este ano estou desenvolvendo a eletiva eco arte, que tem por objetivo reciclar papéis que são diariamente descartados na escola, visando assim conscientizar os alunos sobre o descarte excessivo de papéis. Vamos produzir diversos tipos de papéis como: papel semente e cartão. Com esta eletiva esperamos que os alunos percebam que é possível gerar novos destinos para o lixo, utilizando a criatividade de forma a gerar lucro e criar ações sustentáveis dentro da escola." 

Professora Melissa e Ana Cristina
    "Olá sou a Melissa, professora de educação básica do Estado de São Paulo, atualmente leciona na escola "Maria Eunice Borges de Miranda Reis", mas já estou na rede a 26 anos. No programa de ensino integral estou atualmente em língua portuguesa, inglês, orientação de estudos e na eletiva "Brincadeira sustentáveis: faça você mesmo". Em parceria com a professora Ana Cristina, estamos desenvolvendo e criando com os alunos jogos com materiais recicláveis, que contemplam habilidades em defasagens em língua portuguesa e matemática.
    A eletiva visa auxiliar na mudança de hábitos, costumes e valores quanto ao modo de consumo e descarte, além de dar um novo significado par o material descartado" Esses são alguns dos projetos que estão sendo realizados na escola, porém ainda tem muita coisa a ser realizada. E o que precisamos é da colaboração e conscientização de todos, para que possamos manter a escola limpa e higienizada. Participe você também e nos ajude a concluir nossos projetos, uma simples ação pode mudar o mundo. A escola precisa de você!
    A seguir assista ao vídeo elaborado pela professora Renata da eletiva "Faça a diferença" onde é apresentado uma parte dessas ações.
Crédito do vídeo professora Renata Santos