Prática de Matemática - Corrida das Frações
Corrida das Frações
Objetivos:
- Reconhecer frações próprias, impróprias e aparentes;
- Identificar as relações (maior, menor ou igual) entre frações.
Materiais:
- Dois dados enumerados de 1 a 6 (um para o numerador e o outro para o denominador)
- Uma pista de corrida (reta), dividida em tantas faixas quanto forem os jogadores (ex.: 2 jogadores, duas faixas; 3 jogadores, três faixas)
- Seis marcadores retangulares, todos com o mesmo comprimento:
1 marcador com 1 marca dividindo-o ao meio (duas partes iguais);
1 marcador com 2 marcas, dividindo-o em três partes iguais;
1 marcador com 3 marcas, dividindo-o em quatro partes iguais;
1 marcador com 4 marcas, dividindo-o em cinco partes iguais;
1 marcador com 5 marcas, dividindo-o em seis partes iguais.
- Carrinhos (caixinhas, pecinhas, desde que tenham exatamente o mesmo tamanho) - tantos quantos forem os jogadores (ex.: 2 jogadores = 2 carrinhos, 3 jogadores = 3 carrinhos, ...).
OBS:
O jogo pode ser construído com qualquer material que você tenha disponível em casa. Desde que:
1. Os carrinhos tenham exatamente o mesmo tamanho;
2. Os retângulos que serão utilizados como marcadores das distâncias devem ter exatamente o mesmo tamanho. Além disso, as divisões em cada marcador devem ser feitas com medidas iguais (Exemplo: marcador com 5 divisões, todos os espaços devem medir 4 cm)
Regras:
1. Para escolher quem inicia jogando devem lançar uma vez um dos dados e começa quem tirar o maior número;2. Os carrinhos iniciam fora da pista;
3. Os jogadores devem se alternar nas jogadas;
4. Vence quem cruzar a Chegada primeiro.
Modo de jogar:
1. Jogar o dado “Denominadores” uma vez e pegar o marcador referente ao número que sair no dado;2 Lançar o dado “Numeradores” para conferir quantas partes do marcador deverão ser percorridas;
3. Dobrar o marcador (quando necessário) de acordo com o número tirado no passo anterior;
4. Com o carrinho rente ao início da pista e o marcador posicionado também rente ao início da pista, mover o carrinho até alcançar o final do marcador.
5. Agora é a vez do próximo jogador.
Referência: Corrida de Frações – Laboratório Virtual de Multilinguagens LIFE/UFPel, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=1yxxJ5oO8Ec&list=LL&index=1&t=320s (Acesso 02 de abr. 2021)
Para enviar seus registros: