Prática de Química - Estequiometria

Envie seu relatório ⇑

 

Introdução:


A Estequiometria é uma palavra que vem do grego: stoikhein = elemento; metron = medição. Ou seja, é o cálculo que se faz da quantidade de reagente e/ou produtos de reações químicas baseando-se nas leis dessas reações. A estequiometria pode também ser chamada de cálculo estequiométrico.


A estequiometria é imprescindível, principalmente na indústria, para o cálculo do rendimento dos processos industriais e da quantidade de reagentes necessária para atingir as expectativas de produção. Para isso, é necessário conhecer as equações que representam as reações químicas envolvidas.

Essas equações devem estar com os coeficientes devidamente balanceados. E para a resolução do problema, utiliza-se regras de três simples, que relacionam as informações quantitativas normalmente existentes na própria reação, como, por exemplo, massa molar, volume, mols, massa ou conforme a necessidade do problema.

Objetivo:

Verificar a reação envolvida na efervescência de um comprimido antiácido em água e calcular o teor de bicarbonato de sódio (NaHCO3) a partir da massa de dióxido de carbono (CO2) produzido na efervescência.

Materiais e reagentes:
  • 1 comprimido antiácido efervescente;
  • Um copinho descartável de tomar café;
  • Água;
  • Balança simples.


Procedimento Experimental:

1º) Coloca-se água até a metade do copinho descartável;

2º) Pesa-se na balança o copo com água e também o comprimido antiácido ainda na embalagem;

3º) Anota-se essa massa, que será considerada a massa inicial (m1);

4°) Coloca-se o comprimido na água, tomando o máximo cuidado para não haver perda de material (para isso, é bom tampar a boca do copo descartável com a embalagem do comprimido);

5º) Pesa-se novamente o conjunto;

6º) Anota-se a massa final (m2).

OBS: Fotografe seu experimento!!!

Qualquer dúvida me chame no Whats..
Beijo 🎔🎔🎔