Guia de Aprendizagem de Projeto de Vida 3ª Série A - 1 Bimestre

GUIA DE APRENDIZAGEM – 1º Bimestre Escola: E.E. Professora Maria Eunice Borges de Miranda Reis Diretoria de Ensino de Bauru. Professora Dayane Cristine Leandrin de Lima Disciplina (s): Projeto de Vida Ano/Série (s): 3ª série- EM . 1º Bimestre 1) Justificativa dos conteúdos desenvolvidos no bimestre: Justificativa da unidade: De maneira bem simples e objetiva, construir um Projeto de Vida consiste em documentar os sonhos, metas, objetivos, desejos e ambições do jovem em relação ao seu futuro. É também onde escrevemos tudo aquilo que precisamos fazer para alcançar nossos objetivos. É, portanto, escrever o planejamento do que queremos para o nosso futuro e definir os caminhos que deveremos percorrer para atingi-los. No primeiro bimestre, além de entender mais sobre PV, o aluno poderá refletir sobre tudo que aprendeu em situações desafiadoras e se preparar para estar forte diante das mudanças que a vida reserva. Para que tudo corra bem, é preciso que se comprometa a estar envolvido (a) nas atividades e participe de forma protagonista. Ser protagonista é ocupar o principal papel na sua vida! É quando você escuta as pessoas ao seu redor e, depois, consegue tomar a decisão do que fazer sozinho (a), reunindo tudo que aprendeu. Dá para ser protagonista na escola, em casa, no bairro, em uma partida de futebol etc. Como sou professora de Projeto de Vida de vocês pela primeira vez, antes de iniciar os conteúdos, vou querer saber um pouco mais sobre quais seus Projetos de Vida e conhecer um pouquinho dos seus sonhos. 2) Objetivos Gerais: *Auxiliar os estudantes na elaboração do projeto de vida pessoal, ampliando a assertividade na tomada das decisões, dando mais sentido ao propósito de vida pessoal. Com metas e objetivos a serem alcançados ao longo da vida, contemplando as diferentes áreas da vida: profissional, financeira, saúde integral, autoconhecimento e voluntariado. E através da sistematização de um projeto, os jovens se orientam nas condutas e na direção da vida, contribuindo para a melhoria pessoal e da humanidade. *Proporcionar ao estudante condições para que ele possa ampliar suas investigações considerando a influência das diversas áreas da vida em suas escolhas, seja no contexto da própria intimidade, nas relações familiares e amizades, até às questões relacionadas à carreira profissional, finanças e empreendedorismo. *Auxiliar no desenvolvimento integral do estudante, não só em transformá-lo em um ótimo profissional, mas também para transformá-lo em uma pessoa mais segura e preparada para aproveitar as oportunidades e enfrentar desafios. 3) Conteúdos "Meu percurso, conquistas e novos desafios" 4) Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre: *Seja bem-vindo: Você chegou até aqui *Desafio do Superpoderes *Histórias de vida: como ver o mundo com outros olhos? *O Enem está na boca do povo *Competências e o mundo do trabalho *Nós e as redes do mundo 5) Temas Contemporâneos Transversais “ Cidadania e Civismo” 6) Estratégias didáticas: 6.1) Atividades didático-cooperativas: Contribuir nas discussões via WhatsApp. 6.2) Critérios de avaliação e recuperação: A avaliação será através da participação e acompanhamento das aulas do CMSP, das atividades propostas através do Blog da Escola e impressas no caso do aluno não ter acesso a internet e a recuperação através das devolutivas feitas através de formulários e individualmente pelo WhatsApp e aulas online. 7) Competências socioemocionais Determinação, curiosidade para aprender, foco, persistência e responsabilidade. 8) Valores, Princípios e Premissas do PEI O Princípio e Premissa “Protagonismo” e a Premissa “Corresponsabilidade” serão estimuladas através de atividades e reflexões para que o aluno alcance autonomia de sua própria aprendizagem e consiga atingir os objetivos em relação ao seu Projeto de Vida. 9) Habilidades de LP e Matemática para apoiar o nivelamento: * Inferir informações implícitas e localizar informação explícita; *Solucionar e propor problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números reais, por meio de estratégias pessoais, com compreensão dos processos neles envolvidos com ou sem uso de calculadora. 10) Referências: Centro de Mídias SP, Caderno do aluno: Projeto de Vida 3ª série, Ensino Médio, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo: Blog da escola: https://meintegral.blogspot.com/ Diretor de escola: Alexandre A. F. C. de Souza Supervisor de ensino: Rosemeire G. B. Fachini P.C.G.: Isabel C. P. Orefice P.C.A.: Nandressa Dayna Riso Da Silva DATA DA ELABORAÇÃO: 16/02/2021