Guia de Aprendizagem de Orientação de Estudo 7 ano B

GUIA DE APRENDIZAGEM – 1º Bimestre Escola: E.E. Professora Maria Eunice Borges de Miranda Reis Diretoria de Ensino de Bauru. Professora Dayane Cristine Leandrin de Lima Disciplina (s): Orientação de Estudo Ano/Série (s): 7º ano B . 1º Bimestre 1) Justificativa dos conteúdos desenvolvidos no bimestre: Justificativa da unidade: Tendo em vista o baixo desempenho apresentado nas avaliações externas, é fundamental que a escola ofereça condições para que a exploração do currículo ocorra de forma plena e possa ser usufruído pelos estudantes de maneira significativa. Ao estudante devem ser oferecidos espaços para que suas aprendizagens aconteçam, inclusive a capacidade de se organizar para os seus próprios estudos. O Estudo Orientado integra a Parte Diversificada do Currículo dentro das inovações em conteúdo, método e gestão das Escolas de Ensino Médio/Fundamental em Tempo Integral. Tem o objetivo de promover o protagonismo, ou seja, tornar o jovem protagonista da sua aprendizagem, apoiando e orientando no seu estudo diário, através da utilização de estratégias de estudos que o auxiliará no seu processo de desenvolvimento, assegurando-lhe o espaço adequado para a realização do Estudo Orientado, visando a excelência acadêmica e consequentemente a construção do Seu Projeto de Vida. O bimestre será realizado com atividades a distância e presencial. 2) Objetivos Gerais: *Orientar sobre as estratégias para a Orientação de Estudos; *Auxiliar os (as) estudantes na conquista de sua responsabilidade pessoal como forma de estimular e acompanhar a elaboração das atividades solicitadas pela escola nos diversos componentes curriculares; *Ressaltar a importância da organização pessoal dos (as) estudantes, acompanhando, incentivando e monitorando a participação de todos (as) nas aulas; *Orientar os (as) estudantes sobre a utilização do material dentro e fora do ambiente escolar; *Desenvolver habilidades socioemocionais, de leitura e raciocínio lógico, compreendendo os valores históricos, sociais e culturais da linguagem; *Propor atividades de Leitura a fim de desenvolver a competência leitora e escritora dos (as) estudantes; *Estimular a autonomia e o protagonismo juvenil 3) Conteúdos *Quais ferramentas serão utilizadas para interação neste ano letivo? *Por que devo me organizar para estudar? *Como criar hábitos e rotinas de estudo? *Situações problemas envolvendo habilidades de Língua Portuguesa e Matemática em defasagem. 4) Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre: *Reconhecer a necessidade e importância da aquisição de hábitos e rotinas de estudo. *Identificar os hábitos essenciais para a criação de uma rotina de estudos. *Reconhecer os elementos essenciais para o ato de estudar. *Utilizar estratégias de resolução de problemas; *Adquirir estratégias de leitura com o compromisso de desenvolver a proficiência leitora. 5) Temas Contemporâneos Transversais O Tema Contemporâneo “ Ciência e Tecnologia” será abordado nas atividades em que o aluno fará uso de diferentes meios tecnológicos para aprimorar sua aprendizagem. 6) Estratégias didáticas: 6.1) Atividades didático-cooperativas: Contribuir nas discussões via WhatsApp sobre resoluções de problemas, participação e envolvimento por meio de ferramentas tecnológicas. 6.2) Critérios de avaliação e recuperação: A avaliação será através da participação e acompanhamento das atividades propostas através do Blog da Escola e impressas no caso do aluno não ter acesso a internet e a recuperação através das devolutivas feitas através de formulários e individualmente pelo WhatsApp e aulas online. 7) Competências socioemocionais Curiosidade para Aprender - Capacidade de cultivar o forte desejo de aprender e de adquirir conhecimentos, ter paixão pela aprendizagem; Autoconfiança - Capacidade de cultivar a força interior, isto é, a habilidade de se satisfazer consigo mesmo e sua vida, ter pensamentos positivos e manter expectativas otimistas; Responsabilidade -Capacidade de gerenciar a si mesmo a fim de conseguir realizar suas tarefas, cumprir compromissos, Organização -Capacidade de organizar o tempo, as coisas e as atividades, bem como planejar esses elementos para o futuro. 8) Valores, Princípios e Premissas do PEI Neste bimestre o Princípio “Quatro Pilares da Educação” será desenvolvido, tendo como foco o “Aprender a Aprender” e “Aprender a Fazer”. Através das atividades de elaboração de rotinas de estudo, agendas e métodos de estudo. O Princípio e Premissa “Protagonismo” e a Premissa “Corresponsabilidade” serão estimuladas através de atividades e reflexões para que o aluno alcance autonomia de sua própria aprendizagem e consiga atingir os objetivos em relação ao conhecimento. 9) Habilidades de LP e Matemática para apoiar o nivelamento: * Inferir informações implícitas e localizar informação explícita; *Solucionar e propor problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números reais, por meio de estratégias pessoais, com compreensão dos processos neles envolvidos com ou sem uso de calculadora. *(EF05MA03). Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso. *Habilidades indicadas para o Nivelamento 10) Referências: Centro de Mídias SP · Caderno do aluno: SP faz Escola; 7º ano e 6ºano, Ensino Fundamental, Volume 1. · Caderno Aprender Sempre, 6º ano, volume 1; Ensino Fundamental; Governo do Estado de São Paulo. · Blog da escola: https://meintegral.blogspot.com/ Diretor de escola: Alexandre A. F. C. de Souza Supervisor de ensino: Rosemeire G. B. Fachini P.C.G.: Isabel C. P. Orefice P.C.A.: DATA DA ELABORAÇÃO: 16/02/2021