Guia de Projeto de Vida 1º Bimestre 2021
Diretoria
de Ensino - Região Bauru
Escola Estadual “Professora Maria
Eunice Borges de Miranda Reis”
Rua Juvenal Bastos nº 5-15 Parque
Jaraguá
Fone/fax: (14)32188400 - Bauru/ SP
1) Justificativa dos conteúdos desenvolvidos no bimestre:
Valorizar
a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos
e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do
trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto
de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
O componente Projeto de Vida apoia e prepara o estudante do 9º Ano para o Ensino Médio:
Capacidade de planejar seu projeto de vida;
Capacidade de articular seu projeto de vida à
continuidade de estudos;
Capacidade de desenvolver processo de
autoconhecimento que fundamente escolhas futuras relacionadas ao mundo do
trabalho.
2) Objetivos Gerais:
Levar os estudantes a familiarizarem com o componente
curricular Projeto de Vida.
Promover o autoconhecimento e o
desenvolvimento socioemocional, a partir de atividade gamificada de avaliação
formativa de competências socioemocionais.
Refletir sobre quem os estudantes são
visando à conexão com seus interesses, motivações e aspirações.
Refletir sobre a orientação sobre quem se
é, pautada no autoconhecimento e no estímulo para que os estudantes situem a
construção de si mesmos em um cenário mais amplo, de relação com outras pessoas
e
com o contexto e o tempo em que vivem e conhecer
e valorizar as aprendizagens que os estudantes desenvolveram, individual e coletivamente,
ao longo dos Anos Finais do Ensino Fundamental, como forma de promover uma apropriação desses conhecimentos;
e entender como eles podem ser relevantes para quem são hoje e quem serão no
futuro.
Dialogar sobre as especificidades e
mudanças do Ensino Médio em relação ao Ensino Fundamental, para que os
estudantes reconheçam os desafios que levam consigo para esse novo ciclo.
3) Conteúdos
Boas-vindas ao
componente curricular Projeto de Vida;
4) Habilidades essenciais
a serem desenvolvidas no bimestre: COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS
Empatia e organização
Entusiasmo, determinação, organização, foco, persistência,
responsabilidade, assertividade e empatia.
Empatia e assertividade
Empatia, foco e imaginação criativa
Assertividade, empatia, confiança, foco,
determinação e persistência.
Organização social, responsabilidade, foco,
assertividade e iniciativa social
Organização, foco, determinação,
responsabilidade, assertividade, iniciativa social e curiosidade para aprender.
5) Temas Contemporâneos Transversais
Ciência e Tecnologia; Saúde; Cidadania e civismo; meio ambiente. Entre diversos valores, princípios e premissas, para as aulas de tecnologia e inovação serão trabalhados: o respeito, a ética, a consciência ambiental, a corresponsabilidade e o protagonismo. Todos serão desenvolvidos a partir de leituras, no presencial e no EAD, reflexões, rodas de conversa, agrupamentos produtivos, respeitando o distanciamento social, exposições dialogadas, entre outros
6) Estratégias didáticas: Metodologias Ativas: Aluno autônomo, projetos, resolução de problemas, ensino hibrido rotações de estações; interação respeitando o distanciamento social; sala de aula invertida; desafios; sala de aula invertida.
6.1) Atividades
didático-cooperativas:
Pesquisas
e resolução de atividades práticas, utilizando a metodologia de sala invertida;
Promover
a aprendizagem contextualizada e significativa através de produção de conteúdo individual;
Compreender
e analisar fatores importantes na pesquisa fazendo uso de recursos tecnológicos;
Rodizio
semi presencial de acordo com as normas de acordo com o protocolo sanitário;
ensino hibrido;
Integrar
as atividades em grupo e ajudar a solucionar questões;
Metodologias
Ativas citadas na estratégia de didática;
Interação
no aplicativo
WhatsAPP
no grupo da turma;
Interação
na Plataforma
CMSP;
Roteiro de Estudo na atividade encaminhada no blog da Unidade Escolar.
6.2) Critérios de avaliação e recuperação:
CONSOLIDAÇÃO:
Pesquisas
em outras fontes (internet, livros, youtube) para a realização de
atividades
encaminhadas EAD e com atendimento no presencial em forma de rodizio;
REFORÇO: A Recuperação Contínua é feita diariamente acompanhando o trabalho dos alunos com maiores dificuldades, que estão sendo diagnosticados de forma individual e no grupo da turma; Adaptação curricular dos conteúdos do bimestre por meio de situações com menor grau de dificuldade;
AMPLIAÇÃO: Aplicação de atividades como forma de aprofundamento dos
conceitos construídos e conhecimentos adquiridos.
7) Competências
socioemocionais
Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo, Repertório cultural, Comunicação, Cultura digital, Trabalho e projeto de vida, Argumentação, Autoconhecimento e Autocuidado, Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania; Autogestão.
8) Valores,
Princípios e Premissas do PEI
Formação
Continuada; corresponsabilidade e protagonismo.
Entre diversos valores, princípios e premissas, para as aulas de projeto de vida serão trabalhados: o respeito, a ética, a consciência ambiental, a corresponsabilidade e o protagonismo. Todos serão desenvolvidos a partir de leituras, no presencial e no EAD, reflexões, rodas de conversa, agrupamentos produtivos, respeitando o distanciamento social, exposições dialogadas, entre outros
9) Habilidades de Língua Portuguesa e/ou Matemática (apoio ao nivelamento): Inferir informação implícita em um texto; Identificar o tema ou assunto principal de um texto; Identificar a tese de um texto; Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros
10) Referências:
Professor
Barros, Ricardo Paes de;
Coutinho, Diana; Garcia, Beatriz Silva e Machado, Laura Muller.“O
desenvolvimento socioemocional como antidoto para a desigualdade de
oportunidades”.
Relatorio tecnico INAF 2016.
Sao Paulo: Instituto Ayrton Senna e Instituto Paulo Montenegro, 2016.
Biagiotti, L.C.M (2005).
“Conhecendo e aplicando rubricas de avaliacoes”. Congresso Internacional de Educação
a distancia, 12
Tomaz, R & Zanini, D.S. (2009).
“Personalidade e Coping em Pacientes com Transtornos Alimentares e Obesidade”.
Material de apoio do currículo oficial.
Aulas e materiais disponibilizados pelo centro de mídias do Estado de São Paulo
Supervisor de ensino: Rosemary Guimarães Bredariol Fachini
Diretor de escola: Alexandre Augusto Castro Souza Freitas
Vice-Diretor: Roberto Fantatto
P.C.G.: Izabel Cristina Paulino Orefice.
Data da elaboração: 05/02/2021