Guia de Projeto de Vida 1º Bimestre 2021

 

Secretaria de Estado da Educação

Diretoria de Ensino - Região Bauru

Escola Estadual “Professora Maria Eunice Borges de Miranda Reis”

Rua Juvenal Bastos nº 5-15 Parque Jaraguá

Fone/fax: (14)32188400 -  Bauru/ SP

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Professora: Renata Ferreira dos Santos
Disciplina: Projeto de Vida.   Ano/Série: 9º Anos A, B  1º Bimestre de 2021

1) Justificativa dos conteúdos desenvolvidos no bimestre:

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

O componente Projeto de Vida apoia e prepara o estudante do 9º Ano para o Ensino Médio:

Capacidade de planejar seu projeto de vida;

Capacidade de articular seu projeto de vida à continuidade de estudos;

Capacidade de desenvolver processo de autoconhecimento que fundamente escolhas futuras relacionadas ao mundo do trabalho.

As atividades Escolares serão desenvolvidas de forma Semi Presencial, ensino hibrido, conforme  Resolução SEDUC 11 de 26/01/2021, Dispõe sobre a retomada das aulas e atividades presenciais nas instituições de educação básica para o ano letivo de 2021, nos termos do Decreto Estadual 65.384/2020, nesta resolução esta apresentadas todas as normas dos atendimentos. As aulas serão com metodologias de ensino hibrido, utilizando plataformas como YouTube, Blogspot, Google Formulários, Padlet e estratégias diferenciadas de acordo com o Currículo Paulista, Plano de Ação da escola, a análise dos resultados e perfil da turma, potencializando, dessa forma, a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno e atendimentos presenciais com revezamento dos estudantes.

2) Objetivos Gerais:

Levar os estudantes a familiarizarem com o componente curricular Projeto de Vida.

Promover o autoconhecimento e o desenvolvimento socioemocional, a partir de atividade gamificada de avaliação formativa de competências socioemocionais.

Refletir sobre quem os estudantes são visando à conexão com seus interesses, motivações e aspirações.

Refletir sobre a orientação sobre quem se é, pautada no autoconhecimento e no estímulo para que os estudantes situem a construção de si mesmos em um cenário mais amplo, de relação com outras pessoas e

com o contexto e o tempo em que vivem e conhecer e valorizar as aprendizagens que os estudantes desenvolveram, individual e coletivamente, ao longo dos Anos Finais do Ensino Fundamental, como  forma de promover uma apropriação desses conhecimentos; e entender como eles podem ser relevantes para quem são hoje e quem serão no futuro.

Dialogar sobre as especificidades e mudanças do Ensino Médio em relação ao Ensino Fundamental, para que os estudantes reconheçam os desafios que levam consigo para esse novo ciclo.

Envolver os estudantes para que tomem as rédeas da idealização, do planejamento e da produção de um evento educativo, que permita a construção e o aprofundamento de conhecimentos relacionados à vivência adolescente e ampliação de repertórios.

3) Conteúdos

Boas-vindas ao componente curricular Projeto de Vida;

 Desafio dos Superpoderes;

 Quem sou, o gosto de fazer, como me vejo no presente e no futuro?;

 Minha evolução na linha do tempo;

 Retrovisor;

 Daqui para frente...;

 Papo reto

 

4) Habilidades essenciais a serem desenvolvidas no bimestre: COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

 

Empatia e organização

Entusiasmo, determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade, assertividade e empatia.

Empatia e assertividade

Empatia, foco e imaginação criativa

Assertividade, empatia, confiança, foco, determinação e persistência.

Organização social, responsabilidade, foco, assertividade e iniciativa social

Organização, foco, determinação, responsabilidade, assertividade, iniciativa social e curiosidade para aprender.

5) Temas Contemporâneos Transversais

Ciência e Tecnologia; Saúde; Cidadania e civismo; meio ambiente. Entre diversos valores, princípios e premissas, para as aulas de tecnologia e inovação serão trabalhados: o respeito, a ética, a consciência ambiental, a corresponsabilidade e o protagonismo. Todos serão desenvolvidos a partir de leituras, no presencial e no EAD, reflexões, rodas de conversa, agrupamentos produtivos, respeitando o distanciamento social, exposições dialogadas, entre outros

6) Estratégias didáticas: Metodologias Ativas: Aluno autônomo, projetos, resolução de problemas, ensino hibrido rotações de estações; interação respeitando o distanciamento social; sala de aula invertida; desafios; sala de aula invertida.

6.1) Atividades didático-cooperativas:

Pesquisas e resolução de atividades práticas, utilizando a metodologia de sala invertida;

Promover a aprendizagem contextualizada e significativa através de produção de conteúdo individual;

Compreender e analisar fatores importantes na pesquisa fazendo uso de recursos tecnológicos;

Rodizio semi presencial de acordo com as normas de acordo com o protocolo sanitário; ensino hibrido;

Integrar as atividades em grupo e ajudar a solucionar questões;

Metodologias Ativas citadas na estratégia de didática;

Interação no aplicativo

WhatsAPP no grupo da turma;

Interação na Plataforma CMSP;

Roteiro de Estudo na atividade encaminhada no blog da Unidade Escolar.

6.2) Critérios de avaliação e recuperação:

 CONSOLIDAÇÃO:

Pesquisas em outras fontes (internet, livros, youtube) para a realização de

atividades encaminhadas EAD e com atendimento no presencial em forma de rodizio;

 REFORÇO: A Recuperação Contínua é feita diariamente acompanhando o trabalho dos alunos com maiores dificuldades, que estão sendo diagnosticados de forma individual e no grupo da turma; Adaptação curricular dos conteúdos do bimestre por meio de situações com menor grau de dificuldade;

 AMPLIAÇÃO: Aplicação de atividades como forma de aprofundamento dos

conceitos construídos e conhecimentos adquiridos.

7) Competências socioemocionais

Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo, Repertório cultural, Comunicação, Cultura digital, Trabalho e projeto de vida, Argumentação, Autoconhecimento e Autocuidado, Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania; Autogestão.

8) Valores, Princípios e Premissas do PEI

Formação Continuada; corresponsabilidade e protagonismo.

Entre diversos valores, princípios e premissas, para as aulas de projeto de vida serão trabalhados: o respeito, a ética, a consciência ambiental, a corresponsabilidade e o protagonismo. Todos serão desenvolvidos a partir de leituras, no presencial e no EAD, reflexões, rodas de conversa, agrupamentos produtivos, respeitando o distanciamento social,  exposições dialogadas, entre outros

9) Habilidades de Língua Portuguesa e/ou Matemática (apoio ao nivelamento): Inferir informação implícita em um texto; Identificar o tema ou assunto principal de um texto; Identificar a tese de um texto; Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros

10) Referências: Professor   

Barros, Ricardo Paes de; Coutinho, Diana; Garcia, Beatriz Silva e Machado, Laura Muller.“O desenvolvimento socioemocional como antidoto para a desigualdade de oportunidades”.

Relatorio tecnico INAF 2016. Sao Paulo: Instituto Ayrton Senna e Instituto Paulo Montenegro, 2016.

Biagiotti, L.C.M (2005). “Conhecendo e aplicando rubricas de avaliacoes”. Congresso Internacional de Educação a distancia, 12

Tomaz, R & Zanini, D.S. (2009). “Personalidade e Coping em Pacientes com Transtornos Alimentares e Obesidade”.

Material de apoio do currículo oficial.

Aulas e materiais disponibilizados pelo centro de mídias do Estado de São Paulo

Supervisor de ensino: Rosemary Guimarães Bredariol Fachini

Diretor de escola: Alexandre Augusto Castro Souza Freitas

Vice-Diretor: Roberto Fantatto

P.C.G.: Izabel Cristina Paulino Orefice.

Data da elaboração: 05/02/2021